Severino Belarmino - Maestro Sapatão


Em 02 de novembro de 1953 nascia, na Terra do Maracatu (Nazaré da Mata), Severino Belarmino da Silva. Filho de João Belarmino da Silva e Noêmia Barbosa. Sua infância foi de constantes encontros e contatos com a Cultura Popular, com cortejos de Maracatus, Bois, Troças, além de apresentações diversas como Pastoris, Cocos e outras manifestações.

Na adolescência ganhou o apelido de “Sapatão”, jogando futebol nos times de Nazaré da Mata. O apelido surgiu porque na mesma época, o Santa Cruz Futebol Clube havia contratado um jogador do Bahia conhecido por esse apelido. Como Belarmino se assemelhava fisicamente, na forma de jogar e até ocupava a mesma posição do jogador, passou a ser apelidado também de Sapatão. Esse apelido ultrapassou as quatro linhas e alcançou o universo artístico. 

Por volta dos 16/17 anos, Belarmino resolveu frequentar uma escola de música e escolheu a Sociedade Musical 5 de Novembro, a Revoltosa. Seu sonho era aprender a tocar trompete, mas na oportunidade o único instrumento disponível era um velho trombone. Sapatão nem pensou duas vezes. Segurou o trombone e começou a “bater lição”. Seu primeiro professor na Revoltosa foi Luiz Coração de Jesus, que era sapateiro durante o dia e professor de música durante a noite. Além das aulas na banda-escola, Sapatão recebia aulas de reforço do pai, que tinha experiência por ser tubista da Capa Bode, outra banda-escola da cidade. Já naquele momento, ele tentava repassar o que aprendia para outros alunos que não tinham a mesma oportunidade de aulas de reforço em casa.

Naquela época, ele colocou na cabeça que em algum lugar a música estava sendo apresentada e ensinada de alguma forma diferente. E ele queria aprender. Sempre que precisava ir ao Recife, procurava o lugar que sua imaginação tanto martelava. Até que um dia, na primeira metade da década de 1980, na capital pernambucana, ele encontrou o que seu instinto musical dizia aos seus ouvidos. E foi logo o Conservatório Pernambucano de Música. Sua imaginação estava certa. Não demorou muito e Sapatão já estava dentro do conservatório aprendendo música. E, assim como ele imaginou, de uma forma diferente. Seu professor e mestre no CPM foi o maestro Edson Rodrigues.

O momento de Belarmino no conservatório o fez ter a certeza de que aprender nunca é demais. E a forma diferente de aprendizagem o possibilitaria abrir os horizontes ainda mais.

Ao concluir seu curso, recebeu propostas para seguir com seu ofício no Recife. Agradeceu, mas recusou. Porque sua meta era aprender e repassar seus conhecimentos em sua terra natal.

Sapatão levou para Nazaré da Mata um novo método de ensino musical. Foi pioneiro em implantar esse método na Zona da Mata. Levou inicialmente para a Capa Bode, primeira escola de música a receber na região um Quadro com Pentagrama. Em seguida levou essa bagagem de novos conhecimentos para a Revoltosa. Esse novo método rapidamente espalhou-se em toda a região.

De sua parte, o trabalho no ensino da música sempre foi filantrópico. Ele costuma dizer: “Eu não vivo profissionalmente de música”.

Mas é nítido e justo dizer que sua dedicação para ensinar arte, sobretudo aos mais carentes, transforma a vida de muita gente através da transmissão de saberes todos os dias na sede da Sociedade Musical 5 de Novembro. Inclusive, durante um período em que ele estava afastado da instituição, seguiu fazendo seu trabalho de forma independente e filantrópica com crianças e adolescentes em parcerias com escolas da cidade. Atualmente continua desempenhando seu papel na Revoltosa, onde retornou há 6 (seis) anos.


Texto: André Agostinho | Adap.: Gilberto Barboza

Postar um comentário

0 Comentários